Último rito do velório ocorreu no Altar da Confissão com a presença de representantes litúrgicos
O encerramento oficial do velório do papa Francisco foi realizado nesta sexta-feira (25), às 20h no horário local (15h de Brasília), no Altar da Confissão, dentro da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O ritual, tradicionalmente reservado e solene, contou com a presença de familiares e de membros escolhidos pelo Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano.
A cerimônia antecede o funeral, marcado para este sábado (26), às 10h em Roma (5h de Brasília), com a Missa das Exéquias. A celebração abre o período de nove dias de luto oficial conhecido como Novendiali e será conduzida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.
Após a missa, acontecerão os ritos finais de despedida — Última Commendatio e Valedictio — que marcam o encerramento das homenagens litúrgicas. Em seguida, o caixão será levado de volta ao interior da basílica, antes de seguir para a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será sepultado.
Em um gesto comovente, pessoas em situação de vulnerabilidade estarão presentes durante o sepultamento, representando o compromisso do papa com os pobres e excluídos — uma marca constante de seu pontificado.
Ver esta publicação no Instagram
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução/Vatican News