Solenidade foi proposta pelo vereador Dieyme Vasconcelos em comemoração ao Dia do Jornalista
Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 25/04/2025. Por iniciativa do vereador Dieyme Vasconcelos, a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia homenageou, na noite de ontem, 24, 150 profissionais da imprensa de Goiás, em alusão ao Dia do Jornalista, celebrado anualmente em 7 de abril.
A solenidade contou com a presença de autoridades, representantes da imprensa e convidados. A Mesa Diretora foi composta pelo presidente da Câmara, Gilsão Meu Povo; pelo propositor da homenagem, vereador Dieyme Vasconcelos e sua esposa, Bruna Vasconcelos; pelo prefeito de Aparecida, Leandro Vilela; pelo ex-deputado estadual Fred Rodrigues; pelo vereador Lipe Gomes; pelo secretário de Comunicação de Aparecida, Ozéias Laurentino; pelo diretor da TV Capital, Paulo Fernando; pelo jornalista Jordevá Rosa e pelo diretor de Comunicação da Casa, Lucas Alves.
Coube ao presidente Gilsão declarar aberta a Sessão Solene, enaltecendo o papel fundamental do jornalismo para a democracia e parabenizando todos os profissionais da comunicação.
Em seu discurso, Dieyme Vasconcelos destacou sua trajetória ligada à comunicação e defendeu o fortalecimento da imprensa local, reconhecendo o esforço diário dos jornalistas.
“Eu sou a voz de vocês, portais de notícias. Vocês que são empresários, empreendedores. Eu chego todo dia à presidência pedindo que se dê voz a essas pessoas que estão começando. Sei que o recurso é limitado, mas vamos lutar para defender esse pai de família que tem um portal de notícias, que leva a verdade e que, às vezes, tem até mais audiência do que uma televisão.
Quero finalizar minhas palavras prestando essa homenagem aos profissionais da imprensa. Que todos os esforços diários, muitas vezes sob pressão, cumprem a nobre missão de informar a sociedade. O jornalismo é indispensável. Não existe democracia sem jornalismo. Uma sociedade informada é uma sociedade mais justa, mais livre, mais consciente. Quando pensei em fazer essa propositura, busquei honrar essas pessoas que, de fato, transformam e libertam a vida das pessoas através da verdade. E, com essa missão, tenho uma responsabilidade imensa e um compromisso com a verdade, com a imparcialidade”, declarou o propositor, que ainda exibiu um vídeo em tributo aos jornalistas, emocionando os presentes.
Outro momento de destaque foi o discurso do diretor de Comunicação da Câmara, Lucas Alves, que, de forma emocionada, compartilhou sua trajetória e agradeceu aos que contribuíram com sua caminhada e, ainda, enfatizou o papel da comunicação institucional no combate à desinformação e na valorização do jornalismo sério.
“No decorrer dos anos, nós aprendemos que, no jornalismo, a checagem das informações é fundamental, especialmente para nós que atuamos todos os dias. Além disso, vivemos um tempo em que esse trabalho tem sido cerceado, onde a desinformação tem corrido solta e a credibilidade da imprensa é constantemente colocada à prova. Por isso, todos nós que somos jornalistas temos o dever de levar a verdade a quem nos assiste, nos ouve, nos acompanha, nos lê e também nas redes sociais. Finalizando minha fala, quero parabenizar todos que estão aqui. Sei muito bem da importância e do cuidado que precisamos ter para continuar lutando e batalhando por todos nós, jornalistas. Contem comigo para continuarmos trabalhando e, principalmente, para levar a informação aqui da Câmara de Aparecida, que conta com uma nova legislatura muito atuante. Quem defende a imprensa, defende a democracia”, explanou o Diretor de Comunicação.
Representando os homenageados da noite, a jornalista do Portal de Notícias Mais Goiás, Ana Paula Belini, relembrou sua trajetória profissional iniciada em Aparecida e ressaltou os desafios da profissão, sobretudo durante a pandemia. Destacou que o jornalismo é pilar fundamental da democracia e que ser jornalista é uma missão.
Em seguida, o ex-deputado estadual Fred Rodrigues elogiou a atuação dos profissionais da comunicação e defendeu a liberdade de imprensa. Afirmou que, mesmo diante de divergências ideológicas, o papel do político é garantir que os jornalistas possam exercer sua função com independência.
Na sequência, o prefeito Leandro Vilela ressaltou a importância da imprensa para a transparência pública e para o fortalecimento da democracia. Informou que encontrou débitos com veículos de comunicação deixados pela gestão anterior e garantiu que busca soluções para regularizar a situação. Também falou sobre os desafios financeiros enfrentados pelo município e reiterou seu compromisso com uma gestão responsável.
A primeira-dama Lana Bezerra também parabenizou os jornalistas e reforçou o papel central da imprensa no combate à desinformação. Enfatizou a importância de um jornalismo sério e apartidário como instrumento de fortalecimento democrático.
Já o secretário de Comunicação de Aparecida, Ozéias Laurentino, defendeu a valorização do jornalismo profissional diante da era da desinformação. Ressaltou a importância da curadoria, da apuração e da responsabilidade como diferenciais do trabalho jornalístico legítimo.
Encerrando a série de discursos, o jornalista Jordevá Rosa também recordou sua trajetória humilde e afirmou que foi por meio da educação que encontrou o caminho até o jornalismo. Destacou ainda a importância da ética e da responsabilidade na profissão.
Por fim, no encerramento da sessão e antecedendo a entrega dos certificados aos homenageados, o presidente Gilsão Meu Povo fez um discurso simbólico relacionando a atividade jornalística ao ofício do agricultor, sua profissão de origem, destacando o valor da apuração e da busca pela verdade.
📢Departamento de Comunicação
🔰Diretor de Comunicação – Lucas Alves