Cinco pessoas incluindo três mulheres, uma criança e o piloto — foram resgatadas na sexta-feira (2) em Beni, na Amazônia boliviana, depois de sobreviverem à queda de um avião pequeno e passarem 36 horas ilhados em um pântano infestado de jacarés. O grupo foi encontrado por pescadores locais, ileso, abrigado sobre a aeronave tombada.
“Os cinco estavam em cima do avião em excelentes condições”, informou Wilson Ávila, chefe do Centro de Operações de Emergência da região.
O voo havia partido de Baures com destino a Trinidad, ambas no departamento de Beni, separadas por cerca de 180 km. Desde quarta-feira (30), dia do acidente, as autoridades realizavam buscas. O piloto Andrés Velarde, de 29 anos, contou que a aeronave começou a perder altitude e ele tentou evitar uma colisão nas montanhas, conseguindo aterrissar em um pântano próximo a uma lagoa.
“Estávamos cercados por jacarés que vinham até nós, a três metros de distância”, relatou Velarde do hospital. Além dos répteis, uma sucuri também foi avistada perto do grupo. Sem conseguir sair do local nem acessar água potável, eles sobreviveram com farinha de mandioca levada por uma das passageiras.
Ainda não há informações oficiais sobre as causas da falha na aeronave. Em Beni, devido à vegetação densa e à precariedade das estradas, táxis aéreos são frequentemente usados para evitar longas viagens por terra.
Por: Lucas Reis
Foto: Reuters/Reprodução/BBC News Brasil