Mais de 200 brinquedos e aparelhos de ginástica foram restaurados, 15 praças e mais de 20 prédios públicos revitalizados
A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SESP), em parceria com o Governo do Estado de Goiás — por intermédio da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária e do Ministério Público —, avança com o convênio que tem como principal objetivo a ressocialização de reeducandos. O programa reconhece o trabalho como um direito, uma responsabilidade social e uma ferramenta de transformação humana.
Além da Secretaria de Segurança Pública, os reeducandos estão inseridos em diversos setores do município, como as secretarias de Infraestrutura, Administração, Saúde, Agricultura e Cooperativismo.
“Todos merecem uma segunda chance e, por meio do convênio, os reeducandos se tornam pessoas melhores, pois aprendem coisas novas com dignidade e ainda colaboram para a economia do município”, afirma Cinthia Eustáquio, gerente de Convênios.
Eles desempenham atividades como roçagem e limpeza urbana, manutenção de brinquedos em parques e praças, construção de meios-fios, operação tapa-buracos, reforma de praças e prédios públicos, remoção de entulhos, além do plantio e manutenção de hortas comunitárias. Por meio do convênio, mais de 200 brinquedos e aparelhos de ginástica foram restaurados, 15 praças e mais de 20 prédios públicos foram revitalizados.
“O convênio tem se mostrado uma poderosa ferramenta de inclusão social. Estamos unindo segurança, cidadania e humanidade, promovendo uma verdadeira transformação na vida dessas pessoas e, ao mesmo tempo, contribuindo para a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população”, destacou o secretário de Segurança Pública de Senador Canedo, Paulo Kley.
Mais do que capacitação profissional, o programa “Progredindo para a Liberdade” representa esperança, pertencimento e dignidade. É um projeto que devolve aos participantes a oportunidade de reconstruir seus caminhos com responsabilidade e comprometimento, sendo prova concreta de que, com oportunidade e apoio, o recomeço é possível. Ele transforma vidas, fortalece a comunidade e mostra que a cidade também é feita de segundas chances.
Por e foto – Xande Manso