Cardeal norte-americano foi escolhido na quinta rodada de votação do conclave; fiéis acompanham anúncio oficial do “habemus papam” no Vaticano
O cardeal Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, foi eleito nesta quinta-feira (8) como o novo líder da Igreja Católica, assumindo o nome de Papa Leão XIV. A confirmação veio após a tradicional fumaça branca ser vista saindo da chaminé da Capela Sistina, sinalizando que ao menos 89 dos 133 cardeais votantes chegaram a um consenso na quinta rodada de votação.
O Vaticano oficializou a escolha com o anúncio em latim feito pelo cardeal Dominique Mamberti, antes da primeira aparição pública de Prevost na sacada da Basílica de São Pedro.
Aos 69 anos, Prevost se torna o primeiro papa norte-americano da história, encarando o desafio de liderar a Igreja em um cenário de queda gradual no número de fiéis. Além disso, ele sucede o papa Francisco, cuja popularidade e agenda reformista marcaram profundamente o último pontificado.
Nascido em Chicago, Prevost é visto como um continuador das ideias de Francisco — foi nomeado cardeal pelo próprio antecessor — e sua eleição confirma a expectativa de que os cardeais optariam por um perfil pragmático e alinhado às reformas já iniciadas.
O anúncio do “habemus papam” foi feito pouco mais de uma hora após a fumaça branca.
Ver esta publicação no Instagram
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução/Vatican News