Sinal emitido pelo Vaticano nesta quinta (8), às 13h08, indica que sucessor de Francisco já foi escolhido
A Igreja Católica oficializou nesta quinta-feira (8) a escolha de seu novo líder espiritual. Às 13h08, o Vaticano emitiu a tradicional fumaça branca, comunicando que os cardeais chegaram a um consenso. “O novo líder da Igreja Católica acaba de ser escolhido. A fumaça branca sinalizou às 13h08 desta quinta-feira (8) que os 133 cardeais já decidiram quem será o sucessor do papa Francisco.” O nome do novo pontífice será tornado público em instantes, quando ele aparecer na varanda da Basílica de São Pedro.
A eleição foi definida no segundo dia de conclave, quando o escolhido obteve os dois terços necessários dos votos. O processo foi mais ágil do que o que elegeu Francisco, cujo anúncio ocorreu também no segundo dia, porém após votações mais prolongadas.
Os cardeais iniciaram o conclave na tarde da quarta-feira (7). Naquela noite, a fumaça preta indicou que ainda não havia acordo sobre o nome do novo papa. Na manhã desta quinta-feira (8), o mesmo sinal escuro voltou a surgir, até que, no período da tarde, a fumaça branca finalmente anunciou a decisão.
Ver esta publicação no Instagram
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução/Vatican News