Inscrições ocorrem entre 26 de maio e 6 de junho; exame é porta de entrada para universidades federais da Zona da Mata e Vertentes
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira (9) o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As inscrições estarão abertas de 26 de maio a 6 de junho, enquanto as provas objetivas e a redação serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. A informação foi divulgada pelo ministro Camilo Santana nas redes sociais.
O período para solicitar isenção da taxa de inscrição já foi encerrado. Segundo o MEC, o edital completo do exame, com o valor da taxa e instruções de pagamento, será publicado em breve.
O Enem é o principal critério de seleção para vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país, inclusive nas regiões da Zona da Mata e Campo das Vertentes, em Minas Gerais. Através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), universidades como a Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Federal de Viçosa (UFV) utilizam integralmente as notas do exame para ingresso em seus cursos.
Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 50% das vagas de graduação são destinadas a candidatos selecionados via Sisu com base nas notas do Enem. O exame também é exigido para programas como o ProUni, que oferece bolsas em instituições privadas, e o Fies, voltado ao financiamento estudantil.
Para os estudantes da região que sonham com o ensino superior público, as datas divulgadas são fundamentais no planejamento da preparação ao longo do ano.
Por: Lucas Reis
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil