Segurados têm até agora, a opção de solicitar a devolução dos valores descontados indevidamente, com notificações enviadas a milhões de pessoas
A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem solicitar a devolução de valores descontados de forma indevida nos últimos anos. A medida faz parte das ações do governo para corrigir falhas no sistema de descontos por entidades associativas, e a solicitação pode ser feita diretamente por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site oficial ou pelo telefone 135.
Cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados na terça-feira (13) sobre descontos realizados em suas aposentadorias e pensões. O INSS disponibilizou um serviço chamado “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, que permite que os beneficiários verifiquem, por meio do aplicativo, o nome da entidade responsável pelos descontos.
Caso algum aposentado ou pensionista identifique descontos não autorizados, ele pode requerer a devolução dos valores diretamente pelo aplicativo, no site do Meu INSS ou através da central de atendimento pelo número 135.
Embora o volume de acessos possa gerar instabilidade no aplicativo, o INSS informou que a Dataprev, empresa responsável pela tecnologia do sistema, está monitorando o serviço para garantir seu bom funcionamento. Além disso, o governo está negociando com os Correios a possibilidade de abrir suas 8,5 mil agências para atendimentos presenciais aos segurados.
Para acessar as notificações, basta baixar o aplicativo Meu INSS, disponível gratuitamente para Android e IOS, criar uma conta e ativar as notificações para receber as mensagens relacionadas aos descontos. Caso o beneficiário não tenha sido afetado, ele receberá uma mensagem tranquilizando-o sobre a situação: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício.”
Atenção também é solicitada quanto aos golpes. O INSS alerta que o contato com os segurados será feito exclusivamente por meio de notificações no aplicativo Meu INSS, e que nenhum outro canal, como ligações ou SMS, será utilizado.
Para aqueles que tiverem dificuldades com o acesso ao aplicativo ou dúvidas sobre o processo, a central de atendimento 135 está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, com melhores horários para atendimento após as 16h e aos sábados.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil