Pleito ocorre após novo afastamento de Ednaldo Rodrigues; interventor Fernando Sarney divulga cronograma da escolha para presidência e vice-presidências da entidade
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) convocou oficialmente, nesta sexta-feira (16), a eleição para a presidência e cargos diretivos da entidade no dia 25 de maio. A data coincide com a véspera da chegada ao Brasil do técnico Carlo Ancelotti, que assumirá o comando da Seleção Brasileira.
A convocação foi feita por meio de ofício assinado pelo interventor Fernando Sarney, vice-presidente da entidade, que foi nomeado para o cargo após nova decisão judicial que afastou Ednaldo Rodrigues da presidência. A determinação partiu do desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que exigiu a realização do pleito “o mais rápido possível”.
No comunicado, Sarney informou que o edital será publicado em jornal de grande circulação no sábado (17), com regras e datas do processo eleitoral. O cronograma divulgado inclui:
Publicação do edital e do regulamento eleitoral: 17 de maio;
Prazo para registro de chapas: de 18 a 20 de maio;
Assembleia Geral Eleitoral: 25 de maio.
A regra para o registro de candidaturas à presidência volta ao modelo anterior à última reforma estatutária, exigindo apoio formal de oito federações estaduais e cinco clubes profissionais. A eleição será conduzida por uma comissão independente, conforme previsto na “Lei Pelé” (Lei nº 9.615/1998).
Além do presidente, serão eleitos oito vice-presidentes, três membros efetivos e três suplentes do Conselho Fiscal, com mandatos válidos até 2029.
A coincidência entre a data da eleição e a chegada de Ancelotti — que ainda atua como técnico do Real Madrid até o fim da temporada europeia — chamou atenção nos bastidores do futebol nacional e promete movimentar ainda mais os próximos dias na sede da CBF.
Por: Bruno José
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil