Vice-presidente Alckmin entregou carta de Lula ao pontífice após celebração no Vaticano
Neste domingo (18), o vice-presidente Geraldo Alckmin entregou ao Papa Leão XIV uma carta assinada pelo presidente Lula, convidando Sua Santidade a visitar o Brasil durante a COP 30, que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém, no Pará.
A entrega aconteceu logo após a missa de início do pontificado de Leão XIV, no Vaticano, onde Alckmin representou oficialmente o governo brasileiro. Durante o breve encontro, o vice-presidente saudou o pontífice e beijou sua mão em sinal de respeito.
Ver esta publicação no Instagram
Em publicação nas redes sociais, Alckmin comentou:
“levo o convite do nosso presidente para que Sua Santidade esteja presente na COP 30, em Belém do Pará, uma vez que a preocupação ambiental é uma das prioridades do pontificado. O novo Papa traz a missão de semear a paz e encher o mundo de esperança”.
A COP 30 é uma conferência anual da ONU que reúne autoridades de quase 200 países com o objetivo de encontrar soluções para as mudanças climáticas. O evento acompanha o progresso de compromissos como o Acordo de Paris, que busca conter o aquecimento global.
Pela primeira vez, o evento será sediado na região amazônica, ampliando a visibilidade do Brasil no debate climático global e destacando o papel estratégico da Amazônia na proteção ambiental.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução/Vatican News