Médico e recém-eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol conta com apoio de 25 federações e 10 clubes das Séries A e B. Eleição está marcada para o próximo domingo.
Após o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), tudo indica que o médico roraimense Samir Xaud será o novo comandante da entidade máxima do futebol nacional. Candidato único até o momento, Xaud registrou sua chapa no último domingo (18) e tem apoio expressivo: 25 das 27 federações estaduais — exceto São Paulo e Mato Grosso — além de 10 clubes das Séries A e B.
A eleição ocorrerá no próximo domingo (25), convocada pelo atual interventor e vice-presidente da CBF, Fernando Sarney, filho do ex-presidente da República José Sarney. A decisão acontece após a Justiça determinar o afastamento de Ednaldo por suspeitas de fraude no acordo que garantiu sua reeleição. O ex-mandatário já declarou que não irá recorrer da decisão.
Pelo modelo atual de votação da CBF, os votos das federações estaduais têm peso 3, os dos clubes da Série A, peso 2, e os da Série B, peso 1. A ampla vantagem no apoio de entidades federativas coloca Samir em posição confortável para ser eleito.
Samir Xaud, de 41 anos, é médico especializado em medicina esportiva e possui formação em Gestão de Futebol pela Federação Paulista. Ele foi eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol neste ano, mas só assumiria o cargo em 2027. O posto é atualmente ocupado por seu pai, Zeca Xaud, que está há quatro décadas à frente da entidade. A federação de Roraima, uma das menores do país, conta com apenas 10 clubes afiliados, dos quais apenas o Grêmio Atlético Sampaio disputa a Série D do Campeonato Brasileiro.
Xaud também tem histórico político. Em 2022, candidatou-se a deputado federal pelo MDB de Roraima, ficando como primeiro suplente ao obter 4.816 votos. Caso assuma a presidência da CBF, é esperado que abra mão tanto da suplência quanto do futuro comando da federação estadual.
Além da trajetória na saúde e no esporte, Xaud foi diretor-geral do Hospital Geral de Roraima, onde respondeu por um processo de improbidade administrativa envolvendo suspeitas de favorecimento à empresa Coopebras — ação que ainda tramita na Justiça.
Apesar das controvérsias, a chapa encabeçada por Samir Xaud, batizada de “Futebol Para Todos”, declarou em nota que tem como objetivo promover uma gestão transparente, inclusiva e moderna. O grupo afirma que pretende ampliar investimentos em todas as regiões do país, fortalecendo clubes e federações estaduais.
Com a ausência de adversários na disputa, Samir deve ser confirmado no cargo e assumir o desafio de comandar uma das entidades mais importantes do esporte nacional em meio a turbulências e cobranças por maior integridade e profissionalismo no futebol brasileiro.
Por: Bruno José
Foto: Reprodução/Instagram