Vítima apresentou necrose após picada e foi socorrida pelos bombeiros; especialistas alertam para aumento de casos com peçonhentos
Na manhã desta terça-feira (1º), uma mulher foi levada ao Hospital Santo Antônio, em Blumenau (SC), após complicações causadas por uma picada de aranha-marrom. O acidente ocorreu no dia anterior, mas a paciente só acionou o Corpo de Bombeiros um dia depois.
No local, os socorristas verificaram uma lesão necrosada na região do mamilo direito. Apesar de estar consciente e andando normalmente, os sinais vitais estavam alterados. Por precaução, ela foi imediatamente levada à unidade de saúde.
O estado de saúde da mulher não foi divulgado até o momento. O caso chama atenção para os riscos relacionados à aranha-marrom (Loxosceles), considerada uma das espécies mais perigosas no Brasil. Recentemente, um bombeiro comunitário morreu após ser picado por esse animal em outra cidade catarinense.
Conheça os riscos
O veneno da aranha-marrom pode desencadear lesões graves na pele, além de comprometer órgãos internos nos casos mais sérios. O tempo entre a picada e o atendimento médico é decisivo para evitar complicações.
Dicas de prevenção:
Mantenha ambientes limpos e arejados;
Sacuda roupas e sapatos antes de vestir;
Vede frestas e buracos nas paredes;
Evite acumular entulhos perto de casa.
Em situações de emergência, acione o Samu (192) ou o Corpo de Bombeiros (193) imediatamente.
Por: Lucas Reis
Foto: Reprodução/Wiki Philipe de Liz Pereira/Instagram