Próximo de se desfiliar do Partido dos Trabalhadores (PT), o vereador Lisieux Borges disse que a legenda já tem definida a candidatura do deputado estadual Antônio Gomide em 2024. A declaração foi dada em entrevista à Rádio Manchester, quando o parlamentar se queixa de falta de espaço para galgar cargos de maior prestígio.
Lisieux deixou clara a insatisfação com a falta de disputa interna no PT e revelou diálogo com outras siglas, como o PSDB e o PSD. “Estamos trabalhando a possibilidade, a gente conversou com o PSD, já deixei claro que dentro do meu partido nós não temos espaço”, disse Lisieux.
“Nunca tivemos muita possibilidade para poder concorrer a prefeito de Anápolis no PT, nem para deputado. Meu partido já tem o seu líder e a pessoa que vai concorrer já está trabalhando. Eu acredito que, atualmente, é o único pré-candidato praticamente endossado pelo partido”, destacou.
De acordo com o vereador, sequer se abre uma discussão dentro do partido para que um outro nome promissor possa surgir. “Não, não tem. Lá já está definido, sempre esteve definido dessa forma, inclusive na última eleição (2020), até com o candidato com problemas de saúde, ainda assim se candidatou”, afirmou.
“A gente não vê a possibilidade, então eu tenho que procurar, tenho os meus objetivos. Meus eleitores, meu grupo, cobram muito isso. Não era nem para ter tido uma terceira eleição, na terceira eleição já era para a gente ter concorrido para prefeito, mas não conseguimos espaço”, completou.
Dado o cenário, o vereador garante que na próxima oportunidade, irá sair candidato ou vai apoiar outro nome, “mas o objetivo é ser candidato a prefeito”, ressaltou. Sobre o PSDB, Lisieux assentou o encontro que teve com o ex-governador Marconi Perillo nas vésperas da eleição de 2022 e que não seria um estranho no ninho tucano.
“Eu ofereci um certo apoio para ele, mas nós não tivemos um trabalho muito efetivo, não encontramos espaço nos grupos políticos. Mas, agora, estamos conversando com o João Gomes, tentando abrir o espaço”, projetou. Segundo ele, há ainda outra possibilidade, um pouco mais complexa, que não deseja compartilhar por enquanto.
“Eu sempre estive no PSDB também, antes de ingressar no PT, nós participamos da diretoria do PSDB, isso lá atrás, quando Marconi ainda era governador, estivemos muito juntos. Meu pai foi vereador por três mandatos, sendo dois pelo PSDB, então nós temos uma afinidade muito grande, não acredito que possa ser considerado um paraquedista no partido, nós temos uma afinidade, uma história dentro do PSDB também”, concluiu.
Já tem candidato?
Em contrapartida, o deputado estadual e ex-prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT), ressalta que não tem nada garantido até o momento e que o nome que vai representar o grupo vai ser escolhido apenas no primeiro semestre de 2024. Em entrevista ao DM, ele afirmou que há um processo a ser respeitado dentro da legenda e que trabalha para fortalecer os quadros de uma chapa proporcional.
“Nós estamos em 2023, trabalhando pela cidade e queremos continuar, em 2024 nós vamos discutir 2024. Sou pré-candidato porque estou no Partido dos Trabalhadores e o PT vai lançar candidato, mas obviamente a definição do nome será feita ano que vem”, garantiu Gomide.
Fonte: DM Anápolis