Por: Redação/PD
Foto: Reprodução/Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O governo federal tomou medidas para lidar com o aumento dos preços do arroz, que afeta diretamente os brasileiros. Com a publicação de uma medida provisória, está prevista a importação de até 1 milhão de toneladas do produto, em resposta às enchentes que devastaram o estado do Rio Grande do Sul, responsável por grande parte da produção nacional.
De acordo com informações do jornal O Globo, o objetivo é manter o preço do pacote de 5 quilos em até R$ 20, subsidiando em média R$ 5 por pacote. O governo também considerou as margens de lucro dos pequenos comerciantes, mercados e mercearias, onde o arroz será vendido.
A iniciativa está sendo coordenada pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), com o apoio do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
Inicialmente, o governo pretende importar cerca de 100 mil toneladas do produto de países do Mercosul, como o Paraguai, que tem isenção tributária. Para alcançar a meta de 1 milhão de toneladas, o Brasil também buscará o grão em outros países, como Vietnã e Tailândia.
Estão previstos editais para que a Conab possa realizar a importação e a distribuição do arroz. A Federarroz, que representa os arrozeiros do Rio Grande do Sul, relatou que 84% da plantação foi colhida antes das chuvas intensas e alagamentos. No entanto, a safra 2023/2024 teve uma redução de 1,24% em comparação com a anterior, totalizando aproximadamente 7.150 mil toneladas colhidas até o momento.
Fonte: O Globo