Fenômeno raro da chuva de meteoros foi registrado em vídeo; relatos indicam tremores e luz intensa em diferentes regiões
Uma bola de fogo cruzou os céus da Austrália na noite de segunda-feira (21), surpreendendo moradores de Queensland e Nova Gales do Sul. O fenômeno, que fazia parte da tradicional chuva de meteoros Líridas, foi registrado por diversas câmeras de segurança e celulares por volta das 19h30 (horário local), acompanhado de flashes brilhantes e um estrondo audível em várias localidades.
A chuva das Líridas ocorre anualmente entre 16 e 29 de abril, com pico de visibilidade entre os dias 22 e 23. É uma das mais antigas conhecidas, com registros datando de 687 a.C.
Neste ano, as rochas em chamas foram avistadas do norte, em Bundaberg, até o sul, em Melbourne, atravessando o céu em alta velocidade. Testemunhas relataram que o clarão foi tão intenso que inicialmente pensaram se tratar de uma tempestade.
“Achamos que fosse um raio”, disse uma moradora nas redes sociais. Outros relataram um “lampejo verde” no céu e um “estrondo enorme” próximo a Stanthorpe, na divisa entre Queensland e Nova Gales do Sul. Em Sandy Flat, moradores disseram ter sentido a casa tremer no momento da passagem do meteoro.
O fenômeno reacendeu o interesse por eventos celestes e levantou especulações nas redes, com comparações a raios, naves espaciais e até auroras boreais. Segundo astrônomos, a coloração verde do clarão pode indicar a presença de níquel ou magnésio nas rochas que se desintegraram ao entrar na atmosfera terrestre.
A impressionante exibição celeste é mais uma das marcas da chuva de meteoros Líridas, visível a olho nu e que, por sua frequência anual, costuma emocionar observadores e astrônomos ao redor do mundo.
Por: Bruno José
Foto: Reprodução/YouTube