Reposição para aposentados e pensionistas ocorrerá diretamente na conta usual; órgão alerta para tentativas de golpe
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai restituir automaticamente os aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios, conforme explicou nesta terça-feira (6) o presidente da autarquia, Gilberto Waller Júnior.
“Será feito via benefício, via conta do benefício. Nada de PIX, nada de depósito em conta e nada de sacar em banco”, afirmou o presidente em entrevista à rádio CBN.
Os valores serão transferidos diretamente para a conta onde o benefício previdenciário é normalmente depositado, por meio de uma folha suplementar. A previsão é de que o plano de pagamento seja concluído até a próxima semana.
Waller também reforçou o alerta para tentativas de golpe. “Da mesma conta que ele recebe, o seu benefício previdenciário vai ser depositado. Por isso eu peço, é para todos: não caia em outros golpes, não assine nada, não abra link, não acredite em ninguém que esteja vendendo facilidade”, advertiu.
A recomendação acontece em meio a denúncias de criminosos que, se passando por funcionários do INSS, tentam obter dados de beneficiários por telefone ou mensagens, oferecendo falsas facilidades para o ressarcimento.
Segundo as investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, entidades sindicais cadastravam beneficiários sem permissão e aplicavam mensalidades indevidas. O esquema pode ter atingido cerca de 4,1 milhões de pessoas, com prejuízos estimados em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
O escândalo levou à saída do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e à demissão do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que foi alvo de operação da PF.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil