Kiraz e Aruna, unidas por vários órgãos, são operadas por equipe liderada por Zacharias Calil; procedimento é um dos mais difíceis já realizados no estado
As gêmeas siamesas Kiraz e Aruna, de 1 ano e 6 meses, estão sendo submetidas neste sábado (10) a uma cirurgia de separação no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD), em Goiânia. A operação é conduzida pelo médico Zacharias Calil, referência nacional em casos do tipo, e é apontada como uma das intervenções mais desafiadoras já feitas em Goiás.
O procedimento foi planejado durante seis meses e mobiliza cerca de 16 especialistas, entre anestesistas, urologistas, pediatras, ortopedistas e residentes. “São cerca de 16 profissionais envolvidos entre eles quatro anestesistas, residentes, três urologias, pediatras e ortopedistas. A cirurgia tem um custo de mais de R$ 2 milhões e é custeada totalmente pelo SUS”, disse Zacharias.
As meninas, que vieram de São Paulo, foram isoladas e receberam medicações preventivas contra infecções respiratórias, condição essencial para a realização da operação. Elas são classificadas como esquiópagas triplas, pois compartilham a pelve, o abdômen, o tórax e possuem três pernas, além de dividirem múltiplos órgãos internos.
A cirurgia, orçada em mais de R$ 2 milhões e custeada integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), deve durar mais de 15 horas.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução/Redes Sociais